quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Insônia

Privação do sono; grande dificuldade para dormir; vigília. Se o sonho é a ilusão das ilusões, o que seria a insônia? O oposto da fantasia não seria a realidade? O estado de “vigília” não corresponde conviver com o “real”? Ora, poderia ser esta a solução para aqueles que não desejam se chocar com o fim de um sonho agradável?

Acontece que quando estamos com insônia, algo em nós nos diz para dormirmos, para sonharmos. Há algo em nós que nos faz buscar pelo irreal e a convivência duradoura (ou absoluta) com a realidade pode nos desagradar. Lucubrar demais pode se tornar perigoso. Pois a perda dos sonhos não seria a perda da vontade de viver? E a vida não se faz na “vigília”? Isso me faz pensar que sonhamos para viver e vivemos para sonhar. Um ciclo que se faz necessário para a vida e que pode destruí-la ao se romper. E a insônia é a vilã da miragem que nos faz bem e mal, que nos faz feliz e triste, que nos protege e nos assusta. A insônia poderia romper o ciclo de sonhos que sustentam a vida?

Pobre criatura é o ser humano. Preso a tantos mistérios, abandonado em tantas dúvidas, buscando as incertezas do futuro em pensamentos fantasiosos, e se algo der errado, ainda se lamenta. Pois bem, eu tive uma insônia... E ela esteve se alimentando de meus sonhos...

6 comentários:

Anônimo disse...

É imprecionante como vc de um prblema k tem(neste caso uma insónia) vc faz um texto magnífico cheio de sentimento e significados vários... São realmente boas as questões k vc coloca, algo que todos teremos que pensar! Será msm a insónia o meio pra terminar com os sonhos da vida de cada um?^^

Unknown disse...

Discordo na parte que "algo em nós nos diz para dormirmos, sonharmos", na insônia, pois o ato de dormir e nada mais nada menos que uma necessidade natural para o corpo e mente, e não para fugir da realidade. Ninguém diz que vai dormir apenas para sonhar, vai dormir apenas para descansar copro e mente. Fora isso... concordo com tudo, mais uma vez está de parabéns Sky xD

Anônimo disse...

Pois é, achei meio........ puxada essa visão da insônia. E nem sempre sonhamos ao dormir, ou esquecemos de muitos de nossos sonhos. Uma noite sem dormir faz muita falta... eu sei disso. Ainda mais quando você quer dormir e não há nada que te impeça além de você mesmo. o_O

Odeio quando fico assim. Várias noites sou atacado pela insônia, mas por motivos diferentes. Umas vezes é por não conseguir "desligar" meu cérebro e outras, por ter uma sensação ruim sobre algo que me faz não conseguir dormir.

Se ela é uma vilã e não te deixa em paz, ignore-a também. o.o Use as horas em que não consegue dormir para se concentrar em algo legal... não deixe que ela te faça ficar impaciente. Não dê essa vitória para ela. \o\ O sono costuma chegar nessas horas... porque você precisa descansar uma hora, queira ou não.

Espero que os nossos "boa noites" não sejam em vão XD

VSam disse...

Eu esqueci completamente o que comentar. Hahahahahah.

Simplesmente, cliquei para abrir a pop-up para poder comentar, me desvirtuei com outros assuntos, pessoas me chamaram no MSN e... Puf. Quando voltei para cá, tinha esquecido tudo o que ia dizer.

Mas, é bem isso mesmo.
A gente sabe que precisa de certas coisas, e muitas delas contrapõem outras coisas também fundamentais para nossa sobrevivência (insônia/sonhos por exemplo).

E porque "LokiBL" te chamou de "Sky"? xD Eu não lembro de você ter me falado desse apelido.

Keep doing this,
Weick. ^^

Unknown disse...

Hahaha! Pois então, eu tenho um punhado de apelidos por aí, e Sky é um dos mais antigos^^ Hoje só 2 pessoas me chamam assim: Chelli e Loki. Já fui chamado de Sky, Hina, Angel, Arty (o atual)... Algumas pessoas agora também passaram a me chamar de Aoi.
Sem contar a Rin que me chama de Uta-kun e a Rah que me chama de Iwa-kun xD
Muitos apelidos =P

Chelli disse...

*comentando o comentário*
é.. só chamo de Sky mesmo =P...
ou quando não.. de kawaii mesmo XD~

voltando ao texto.. é incrível sua maestria.. abordar tantos temas e pontos de vista de algo comum...
por isso sou sua fã! ^^

Chelli