segunda-feira, 24 de novembro de 2008

A Miragem da Utopia

Se procurarmos num dicionário, encontraremos um significado igual ou próximo a este: Miragem – Efeito ótico, freqüente nos desertos, que faz ver a imagem, de ordinário, em posição invertida. Ou ainda: Visão enganosa. Embora um fenômeno físico real, a palavra “miragem” é freqüentemente usada como “ilusão”. Já “utopia” é usualmente posta como “impossível”, “irrealizável”. Ora, ambos não possuem algo em comum? O impossível também não pode ser uma ilusão? Apenas uma visão enganosa? Com isso em mente, pensei no que seria o engano do engano, a ilusão da ilusão, a miragem da utopia.

O sonho. O sonho é a maior das ilusões. Num sonho podemos viver em lugares diferentes, mais agradáveis (ou não). Podemos ver pessoas que gostamos quando na realidade não poderíamos (ou porque já partiram ou porque estão distantes demais). Podemos fazer coisas que este mundo não permite. Porém mesmo o mais agradável sonho tem um fim, o despertar. E este despertar é a ilusão do próprio sonho, a sua doce miragem que se mostra falsa, enganosa, e que num determinado momento destrói tal mundo imaginário.
Este é um espaço destinado aos sonhos, às doces ilusões sem chance de se realizarem... Sejam elas boas ou não.

11 comentários:

VSam disse...

Se terá algum visitante assíduo? CLARO. Eu. xD \FATO

Seja bem-vindo ao mundo Blogueiro, Arty (L)~
Espero ler textos bacanas vindos do senhor. Posso te favoritar no Stand UP! JWeick?

Sayô.

Chelli disse...

Eu serei outra visitante assídua.. ^^/..
Você sabe como eu adoro tudo que vc escreve *.*..
O nome do blog é muito bom, e a explicação... perfeita! Você tem mesmo uma grande maestria com as palavras *.*!

beijinhos ^^/

Chelli.

Anônimo disse...

então comigo vc já terá três visitantes assíduos! com uma imagem e texto super misteriosos algo k cativa a leitura de qualquer pessoa.Fico anciosa pela proxima postagem^^ bjs da sempre tua fã

Unknown disse...

Muito bom o blog, o tema abordado é bastante interessante. Acho que nós seres humanos, devemos sonhar, devemos nos iludir algumas vezes, para escapar por breves momentos da dura realidade, que é a nossa. Só não devemos ter um tipo de fanatismo pelo mesmo, se não poderá acabar virando um pesadelo xD

イボンネ disse...

Eu as vezes penso quanta criatividade vai sair daí... o.o
Adorei! K3
(eu e meus comentários... >.>)

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

é!
O que mts não tem coragem e gostariam de mostrar a todos a respeito de uma ilusão propria?!
Bem, com o blog e com os poemas de caio XD
isso se torna mais facil pra quem não tem coragem ^^
hehe garantu q vai o blog vai bombar XD
e claro mais um visitante aki ^^

Anônimo disse...

Adoro seus poemas...posta ai o Nossa chuva XD

^^
abraço =^.^=

Aki disse...

Profundo o.o

Anônimo disse...

Pronfundo o.o [2]

XD

Mas, é, você brinca com as palavras, e isso é muito legal *o* Gostei da descrição também e apóio a sua iniciativa em criar esse blog. Mantenha-me informado sobre as atualizações, porque sou lerdo. XD

E... ah, não vou postar em tudo, porque já comentei sobre os seus poemas no AMB. Só não sabia das relações entre eles e o que estava acontecendo com você na época... o.o É legal poder expressar essas coisas, mesmo que ninguém mais entenda XD E suas metáforas costumam ser legais.

ENFIM. Um dia meu pc para de deformar o banner e eu o vejo bonito também. Torça por mim ._.

XD

PS.: adivinha quem é? (...)

Any Takeda disse...

Waaaaaa adoro os seus pensamentos...as coisas q vc escreve =D
Vou tah aki pra ler quando vc postar e te apoiar sempre ^^
Sonhos...sonhos na maioria das vzs a pessoa o torna o ideal pra ela propria...as vzs eh bom pra fugir um pouco da realidade...mas n pode depender dela assim como Loki falou =D
e o titulo Miragem da Utopia....quando eu fico pensando a ilusao do inalcansavel...muda mtu a forma de ver as coisas O.o
Ganbatte ne arturia chan
vc sempre escreve coisas legais =D
se quiser ajuda pode contar comigo ^^